‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 
Is this email not displaying correctly? View it in your browser.
Image description

Newsletter | ABR | 2022

Ano 1 | Número 3

ECV

Escola Competências de Vida

ARDH-GI

Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano

Notícias do Mês

Durante o mês de março a ECV/ARDH foram convidados para participar em vários eventos, organizados pela Universidade Católica e pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi).

Image description
Image description

Workshop Universidade Católica

No âmbito dos Dias da Psicologia@ Católica Porto 2022 (10ª edição), organizados pela Faculdade de Educação e Psicologia, a ECV foi convidada para realizar um workshop com o tema "Gestão de stress em contexto desportivo”. Nesta atividade presencial, cerca de 20 estudantes de Psicologia aprenderam técnicas práticas de gestão de stress aplicadas ao contexto desportivo.

Palestra Universidade Católica
Ainda no âmbito da mesma atividade, o grupo de investigação ARDH também esteve presente na "CUP morning" com uma discussão de caso dirigida a estudantes de Psicologia.

Image description

Webinar "Como gerir a pressão da Competição? "

Neste webinar aberto a toda a comunidade, a consulta de Psicologia do Desporto da APsi apresentou algumas estratégias sobre como gerir a pressão da competição desportiva.

Investigação

No dia 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. No âmbito destas comemorações, revemos alguns artigos sobre o tema:

  • Predictors of exercise practice: From intention to exercise behavior.(Gomes, Morais & Carneiro, 2017)|
    • qual o valor preditivo das variáveis “intenção de praticar EF”, “perceção subjetiva de exercício” e “comportamento de exercício objetivo”?
    • a combinação das 3 variáveis tem o maior valor preditivo da intenção para a prática de EF (71%);
    • seguido da perceção subjetiva de exercício (38%) e, finalmente, comportamento de exercício (16%).

Sabia que...

um aumento da autoestima, redução do stress, promoção da produtividade e prevenção de doenças degenerativas são benefícios psicológicos da prática regular de exercício físico?

Aniversariante do Mês

Patrícia Sousa
Dia de festa: 17 de abril


3 factos sobre a Patrícia Sousa:

  1. É natural de Machico (concelho mais bonito da ilha da Madeira!)
  2. É socorrista na Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga.
  3. Já participou em várias modalidades desportivas: Orientação, Atletismo, Futsal e pratica ciclismo por lazer.
Image description

Agenda

Image description
Image description

Consulte o nosso calendário!

Blog

Novo artigo no blog da ECV!

O Dia Mundial da Atividade Física celebrou-se no passado dia 6, com o objetivo de promover a prática de atividade física junto da população, bem como divulgar os seus benefícios para a saúde e bem-estar geral das pessoas.

Neste artigo, apresentamos alguns dados sobre a prática de exercício físico, bem como alguns dos motivos mais frequentes para a não-prática e abandono.
Finalmente, destacamos o papel da Psicologia nesta área de intervenção.

Quer ficar a conhecer melhor como pode a Psicologia atuar no exercício físico? Leia o excerto abaixo e o artigo completo para descobrir a nossa resposta!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“O grande objetivo do psicólogo nesta área é tornar a prática de exercício uma rotina de vida no funcionamento do praticante, incentivando os não-praticantes a aderir a esta atividade e evitando o abandono dos que já são praticantes. Como? Dependendo do público-alvo, o psicólogo trabalha diferentes áreas, sempre com estes objetivos em mente e tendo em conta as indicações da investigação.”

Entrevista do Mês

Pro.Líder | 1ª Edição | Quadro de Honra | Entrevista com Joaquim Pinheiro

James E. Maddux

George Mason University | Abril 2014
Center for the Advancement of Well-Being. USA
Tema: Fatores psicológicos envolvidos na prática de exercício físico
Idioma: Inglês

Professor Emérito, autor de inúmeros artigos científicos e livros, James Maddux foi entrevistado em 2014 pelo grupo de investigação ARDH sobre "Fatores psicológicos envolvidos na prática de exercício físico”. A sua missão profissional é “melhorar o bem estar em todo o mundo através da promoção da ciência psicológica”.
No mês em que se assinala o Dia Mundial da Atividade Física, não perca a oportunidade de rever esta entrevista com um dos investidores mais notáveis nesta linha.

Image description

Está a receber este email porque subscreveu a nossa newsletter. Para deixar de subscrever, responda a esta mensagem com "deixar de subscrever"

Visit us on social media:

Facebook
Twitter
Instagram
If you want to unsubscribe, click here.